Pesquisar este blog

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Agora em Minas

Me despeço das pessoas no DF, mudei para Minas Gerais para trabalhar como empresário. Caso seja necessário vou ser o Fantasma Escolar de Minas agora. Caso alguém deseje recebr este blog como presente basta me enviar um e-mail.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Informação e debates ou fofoca?

Arquivo aqui a minha indignação com Washington Dourado. Vez ou outra seu blog tem algo que precisamos ler. Mas a maioria de suas inforomações vem do site do SIMPRO e de fontes dentro de ministérios e órgãos alimentadores de boatos. E muitas vezes a audiência do BLOG do Dourado vem de muita fofoca, ele não presta uma análise crítica dos fatos, para não se expor; e um homem em sua posição tem que ser um líder. Ele utiliza informações postadas no site do Simpro para se promover. Fazer política. o caso dos pagemento dos policiais e professores está enquadrado neste quesito. O pagamento não foi depositado, mas movimentou o espaço washintoniano.
É claro que todo blog precisa de leitores, mas devem ser avaliados os objetivos dos seus escritores. Ou seja, pare de passar o dia copiando notícias Dourado. Você não está em sala de aula por que foi escolhido para repreentar os professores. Vá fazer a porra do seu trabalho. Conte quantas carências existem em cada escola e exija que o governo convoque professores para que nenhum aluno fique sem aula. E que sejam professores efetivos, pois é isto que a lei estabelece.


Teremos greve?

Passaram-se mais de 80 dias para que o GDF honre os compromissos assumidos com a categoria e até o momento o governo não deu nenhum sinal de retomar com as negociações referentes aos compromissos assumidos, mostrando que o descaso com os(as) professores(as) continua. A Contagem Regressiva (movimento aprovado durante assembleia realizada dia 17 de novembro de 2011) estipula o prazo de até 8 de março para que o governo apresente uma proposta que atenda aos anseios das professoras e professores do ensino público do DF.
O governo, embora tenha se comprometido oficialmente a atender pontos da pauta de reivindicações da categoria, até o momento não cumpriu nenhum dos prazos que ele mesmo estipulou. Foi o que ocorreu com a proposta de Plano de Saúde, que seria apresentada até 30 de julho de 2011 e implantada em janeiro de 2012; com a reestruturação do nosso Plano de Carreira que teria seu projeto de lei elaborado até setembro de 2011 e sua implantação feita em três etapas, sendo a primeira em março de 2012; nem mesmo a “Mesa Permanente de Negociação” para discussão dos demais itens da pauta teve continuidade.
O GDF teve tempo mais que suficiente para dar uma resposta e a categoria deu diversas provas de tolerância, demonstrando sua disposição para negociar. Portanto, o dia 8 de março é o último prazo para o governo rever seu descaso e honrar a palavra empenhada.




Comentários: esta greve deveria ter ido realizada no final do ano passado. E só deveria er acabado quando os pais fizessem parte efetiva do movimento. O problema é que a maioria dos professores já tinha comprado seu pacote de viagens. Esta possibilidade deveria ter sido abordada pelas nossas lideranças no começo do ano. Assim os pais e alunos teriam participado mais efetivamente das nossas negociações. Os mais prejudicados nesta falta de investimentos em educação são os seus filhos. Filho de deputado não frequenta escola pública. Filho de empresário construtor de prédios também não. Se o Correio divulgou que tem filho de classe média em escola pública, espero que ninguém se engane. São as que tem boa estrutura, bons professores temps em praticamente todas, e o fato é que o salário tem perdido valor real, logo a classe média não anda bem das pernas.


O SIMPRO não sabe o quantitaivo de professores que precisa?


Fui informado que durante uma reunião na Câmera dos Deputados que o SIMPRO e o governo não sabia o número de professores que estava faltando na fundação. Como é possível que eles não tenham o controle destes quantitativos? Como eles podem nos representar se não tem nem as informções básicas? Eles deveriam saber quem está aposentando, que escolas estão sem professores, quem morreu, quem foi exonerado.

A outra opção, muito mais sombria, é que eles sabem e omitem, devido as alianças políticas. Esta argumentação pode ser dfeendida pelo seguinte fato. Quando os professores foram convocasdos e desconvocados em 2010 existia uma lista com quem estava sendo convocado e não faz sentido que eles fosse convocados para vagas que não existem. O governo não queria liberar verbas e pronto. Se os jovens vão ficar sem aulas é azar completo o deles. O governo tem muitas preocupações fiscais, que estão cheirando a falsidade e maquiavelismo, para se preocupar com os filhos de quem não está acionando a justiça para orbigar o Estado a cumprir a sua função.


Isso mesmo. Tem alguém faltando nesta luta. São os pais. Se a escola do seu filho não tem professor, não vá fizar jogando pedras em quem não tem nada a ver. Processo o governo. Acordem pais, acordem cidadãos. Impostos são pagos e o invetimento em Educação é obrigatório. É constitucional.


 




domingo, 5 de fevereiro de 2012

Copa ou Educação?


Claramente a Copa do Mundo é um evento muito mais importante para o GDF do que qualquer investimento que possa ser realizado em educação. Existem uma série de fatores que devem ser considerados. Para começar os setores hoteleiros, principalmente o Mago Paulo Octávio, estarão recebendo muito dinheiro com os turistas que conhecerão Brasília. E no futuro todos estes turistas vão preferir visitar Brasília novamente, pois a praia além de suja tende a perder valor depois de certo tempo. A água é gelada. Outro fator de extrema importância é que caso o Brasil jogue a disputa do terceiro lugar por aqui certamente nosso querido governador vai poder ser reelito com uma certa tranquilidade. Não podemos deixar de considerar também que a elite de Brasília vai ter um bom local para passar algumas noites: o estádio terá shopping, vai ser um ambiente tranquilo e pelo preço do ingresso não vai entrar pobre; ou seja, vai ser Fantástico; e depois da Copa teremos um mega estádio para um futebol falido que sempre esteve associado ao nosso respeitável Luiz Estevão (nosso time de Basquete merecia mais investimento, mas ninguém gosta de Basquete em Brasília).
Mas tudo bem. O Brasil está crescendo. Temos verbas para isto. E também temos verba para educação, mas ela não para de ser desviada para outros setores. E tem que ser desviada. Um dos nossos maiores craques, o estiloso último dos moicanos Neymar, declarou que a escola não fez muita diferença em sua vida. Se o nosso maior gênio com vinte anos e uma provável P.A. nas costas declarou isto, então assim será.

Mais futebol e menos aula de Matemática ou Língua Portuguesa. Vai todo mundo pra Europa e todos sabemos que o futebol de Portugal é lastimável, é preciso aprender inglês, italiano, espanhol ou alemão. E jogadores não ganham mais que 100 millhões. Contar de 1até 100 é moleza. Um salve para a Copa do Mundo.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Como conseguir apoio policial em manifestações?


O salário do professor no DF sai por último

Para os professores inocentes que tentaram pagar suas contas no BRB este final de semana devemos lembrar que os policias e os bombeiros, que desempenham um trabalho tão importante quanto o nosso, recebem primeiro. O governo considera, mais uma vez e não é novidade, que os professores são inferiores.Se for levar seu filho ao zoológico...pague no crédito.
Abaixo, dados sobre os salários pagos pelo GDF. Os descontos vampíricos para o cálculo líquido não estão presentes na tabela.

Comparação entre as carreiras do GDF

ERRATA, auxiliado por Natália: parece que apenas professores e policias militares não receberam. Entretanto, devemos lembrar que em muitos dos meses anteriores, nossos estimados colegas fardados recebram antes que os professores.










sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Deputado Sabichão "corrije" professores no Goiás

Errar é humano. Ninguém é perfeito. Mas é uma desgraça quando um deputado eleito pelo povo tenta desmoralizar os professores por terem cabelo grande e por escrever corrigir corretamente. Vai pro TOP 5 do CQC. Pelo grau de soberba deste animal, o mais prudente seria que ele pedisse pra sair. Está demitido! O senhor é um fanfarrão!



Charge: A sociologia de Batman



Existe paralelo com os ricos e poderosos da Câmera dos Deputados?

No filma Batman - O cavaleiro das Trevas, o vilão Coringa cita que o Batman não poderá viver mais sem ele. Ou seja, são dois lados da mesma moeda. Se o Curinga desaparecer o Batman será esquecido. Isso é bastante comum em super-heróis. Ser o responsável pelo aparecimento da maioria de seus vilões.
O DF está neste paradigma fazem anos. A representação política parece feita apenas da boca pra fora e por isso não paramos de aparecer nos mais diversos casos de corrupção e humilhação na mídia nacional.
Nosso deputados criaram sua Gotham. Em meio a ações complicadas e alianças omitidas quando questionadas pelo público eles tem brincado com as verbas do Governo Federal. Estes desvios causam problemas sociais. Todo dia formamos um Curinga, um Duas Caras, um Espantalho.

Até quando? Perguntem para Jaqueline Roriz. E para o anjo que não permitiu sua saída do Congresso dos brothers. Brothers METRALHAS!

Washington Dourado - candidato 2014

Diversos profissionais da área de educação tem começado a desconfiar de forma contínua das atitudes do Senhor Washington Dourado. Apesar de ser parte do Simpro, todos nós sabemos que o sindicato é governista. Nestas trocas de direções e regionais, a verdade é que muitos tem sido favorecidos com cargos. São indicações políticas e o brasileiro já está acostumado com ela. Mas não deveria ocorrer. Esta vinculação entre os dois é um erro. Dourado e eu blog desejam apenas atenção e votos ou ele realmente está lutando pelos direitos dos professores?

Recentemente a mídia divulgou, VEJA e outras, que os Sindicatos no Brasil começaram a existir em favor de si mesmos; ou seja, não existe mais representação política dos membros(apesar de que VEJA é uma revista tendencionista, mas nem sempre errada).  No último ano o sindicato conseguiu para os professores apenas um aumento parcelado que não fez grande diferença e todas as outras propostas importantes foram barradas. A gestão democrática é uma piada, o plano de carreira e o de saúde continuam lendas, as escolas estão quebradas, povoadas com ratos e outros seres fanfarrões, faltam professores em sala de aula, licenças prêmio não são respeitadas e os contratos temporários recebem de uma maneira que deixa evidente que o seu trabalho não é valorizado.


A pergunta é: Dourado e CIA estão esperando o ano eleitoral para fingir que é amigo dos professores e abocanhar mais cargos no próximo governo? Você vai ter que suar para ter meu voto DEPUTADO, pare de fazer posse.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

GOVERNO REJEITA PROPOSTA DE BÔNUS AOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO.


FONTE: BLOG DO SOMBRA







O Governo do Distrito Federal (GDF) rejeitou a proposta que garantia bônus para todos profissionais ativos da Secretaria de Educação. Uma emenda da deputada Eliana Pedrosa (PSD) ao projeto de reajustes dos servidores garantia a repartição dos valores não utilizados dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em 2011. O veto foi publicado no Diário Oficial do DF no dia 29 de dezembro de 2011. ...

Os recursos não utilizados no ano passado somaram a quantia de R$ 47.797.047,26. Levando-se em conta que a Secretaria de Educação tem na ativa 39.441 servidores, cada um poderia receber um bônus de R$ 1.211,86 se o GDF aprovasse a iniciativa da deputada Eliana. “Lamento o veto, pois valorizar o profissional da Educação é o primeiro passo para mudanças profundas de uma sociedade e o Fundeb tem essa finalidade”, comentou a parlamentar.

A decisão ainda pode ser modificada. Isso porque a Câmara Legislativa tem a prerrogativa de derrubar o veto do governador e fazer valer a iniciativa. Para isso, a base governista de 21 parlamentares teria de contrariar a vontade do governo. “O servidor é quem perde com isso tudo”, analisou Eliana.

Em números

Recursos não utilizados (superávit financeiro) do Fundeb em 2011

R$ 47 milhões

Servidores na ativa da Secretaria de Educação

Assistência – 12.282

Magistério – 27.159

Total 39.414

Bônus para cada servidor

R$ 1.211,86
Fonte: CLDF


COMENTÁRIO: é evidente que o dinheiro será desviado para algum projeto do governo. Mais um dos absurdos que o governo comete contra a educação. Se bem que os governos de esquerda nunca foram muito comprometidos com ela. Podemos concluir que estamos no meio de Revolução Cultural, daquelas bem maoístas. 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Correio Brasiliense afirma que governo vai cortar gastos de novo

Para os servidores públicos do Distrito Federal, 2012 será um ano de vacas magras. Em 2011, todas as categorias foram contempladas com melhorias salariais. A ordem agora é a política do reajuste zero. A decisão do governador Agnelo Queiroz (PT) leva em conta números do orçamento que preocupam a equipe econômica. O DF gastou com pessoal, no primeiro ano deste mandato, 46,1% da receita corrente líquida. O percentual está abaixo do limite prudencial definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 46,55%, mas representa um alerta para o atual governo, uma vez que esse tipo de gasto aumenta ano a ano.

A LRF estabelece que os governos só podem aplicar, na folha de pagamentos, até 49% do que arrecadam. Trata-se de uma medida para evitar um endividamento alto que impeça investimentos em áreas essenciais, pagamentos de fornecedores e serviços e também garanta que os servidores públicos receberão os salários. Como o crescimento vegetativo da folha é de 3,5% ao ano, o Executivo precisa adotar medidas urgentes para evitar o descumprimento da lei que acarreta uma situação de inadimplência fiscal.

Além de evitar reajustes, o governo vai bloquear contratações e nomeações. Também haverá redução de cargos comissionados. Os concursos em andamento vão prosseguir, mas novas vagas e a inclusão na carreira de aprovados dependerão de aumento de arrecadação tributária. A situação chegou a esse ponto porque o funcionalismo local, de modo geral, foi bem atendido. Agnelo herdou compromissos assumidos pelo antecessor, Rogério Rosso, com várias categorias. Honrou essas promessas, aprovadas em lei no último mês de 2010, e está pagando a fatura, um custo extra de R$ 560 milhões, segundo o secretário de Fazenda, Marcelo Piancastelli. “Houve aumentos brutais herdados do exercício anterior e também outros reajustes que o governador Agnelo concedeu a algumas categorias”, afirma o secretário.

Uma das classes contempladas com aumento acima da inflação é a dos professores. Eles tiveram reajuste de 13%, o mesmo aplicado ao Fundo Constitucional do DF, que paga esses contracheques. Essa medida, aliada às contratações de 4,5 mil médicos e enfermeiros, e à convocação de 400 professores concursados, representou um adicional nas despesas de cerca de R$ 247 milhões. 

No total, o Executivo aplicou

R$ 15,077 bilhões com o funcionalismo. Desse montante, R$ 8 bilhões foram destinados a servidores da saúde, da educação e da segurança, custeados pelo Fundo Constitucional. Os números constam do balanço orçamentário de 2011 concluído no fim de semana, a que o Correio teve acesso com exclusividade. De acordo com o secretário de Fazenda, a cada quadrimestre, o Executivo, ao reexaminar o balanço orçamentário, pode apertar ou afrouxar as despesas com pessoal.

Despesas com pessoal em 2011 (em R$)

Servidores ativos 6,294 bilhões
Pessoal inativo e pensionistas 1,357 bilhão
Contratos de terceirização 113,5 milhões
Pessoal custeado pelo Fundo Constitucional 8,004 bilhões
Total 15,770 bilhões
Total da despesa de pessoal considerada
para cálculo dos limites* 5,928 bilhões
Receita corrente líquida 12,859 bilhões
Total de despesa com pessoal 46,10%

* Nessa conta, são excluídas as despesas de pessoal custeadas pelo Fundo Constitucional, indenizações e pagamentos com base em decisões judiciais

Relatório resumido da execução orçamentária de 2011 (em R$)

Superavit 51.284.551,67
Saldo de exercícios anteriores 665.461.754,77
Superavit real 716.746.306,44

Gastos com exigência constitucional (em R$)

Educação
Mínimo 1.270.143.990,55
Aplicado 1.292.810.230,44 

Saúde
Mínimo 1.304.315.865,17
Aplicado 1.629.306.048,00

Fonte: Secretaria de Fazenda do DF










Conclusão: ele fez promessas de campanha que já sabia que não iria cumprir. A inflação vai comer o salário dos professores. O reajuste de 13%não foi um aumento. Ele apenas cobriu a desvalorização da moeda. E o atrelamento dos reajuste dos professores ao fundo constitucional? ele vai usar no Estádio ou na saúde? Para a educação sequer foram 400, para saúde foram mais de 4,5 mil; é claro que ela é importante, mas este privilégio levanta sérias dúvidas. Foram convocados até mesmo mais policias que professores no ano de 2011. 




Fica claro que não existe preocupação alguma com educação. Os governos apenas fingem fazer o básico para tapear o povo. 

domingo, 29 de janeiro de 2012

O Fantasma de 2011

Os professores que foram aprovados em um concurso de 2010, fizeram esta passeata:
Mas o final do ano chegou com muito aluno reclamando:

Mas o poderosos secretário da educação do DF tinha prometido que não faltariam professores. Fico com pena destes alunos que perderam preciosos dias de suas juventude sendo liberados mais cedo. Espero que pelo menos tenham ido para casa e tenham ficado longe de bares, situações sexuais e violentas. Será que não é hora do secretário de educação parar de fingir que é um super-herói e entregar sua carta de demissão?

O Mito da Escola Integral

Ao invés do termo lenda, vamos utilizar o  termo MITO. Pois era o começo de algo grandioso. Foi prometido em campanha que Brasília teria escolas integrais. Mas depois de um ano de governo eu não conheço nenhum jovem que estude nelas. Não estou dizendo que ela não existam. Só me pergunto seriamente o que está ocorrendo nelas? Será que estas escolas se tornaram  creches? Será que o espaço é apropriado? Eles estão aprendendo mesmo? Como pode existir escola integral se não existem sequer professores efetivos suficientes na rede pública? os Porteiros estão dando aulas para estas crianças?

1 ano atrás, no primeiro mês de governo, as coisas pareciam bem confusas:

sábado, 28 de janeiro de 2012

Denílson Bento: Dr. Pleonástico

       Desde que Regina Vinhaes entregou a sua carta de demissão em condições conspiratórias muito suspeitas, o Dr. Denílson Bento assumiu a secretária da Educação. Para começar ele é antigo diretor do Simpro, logo era de se esperar que fosse um homem com experiência administrativa. Também é professor de História. Devo presumir que é bom em retórica. Mas desde que assumiu ele tem demonstrado seu intransigente e no único vídeo que encontrei dele no Youtube parece ser viciado em cometer pleonasmos. 
      Em menos de 2 minutos, durante um vídeo de parabenização pelo dia do professor, ele conseguiu dizer professores e professoras muitas e muitas vezes. O termo profissionais foi utilizado 7 vezes em menos de 50 segundos. Quem será que escreveu este discurso maravilhoso? Ou ele foi pego de surpresa por algum de seus estagiários e gravou este vídeo com muito desgosto? 
Existem boatos de que durante uma entrevista no DFTV ele disse que chamaria de volta para as salas mais de mil professores. Também citou que muitos estavam afastado por mais de 20 anos e que alguns sequer já estiveram em sala de aula. Este é o plano fantástico do governo? Colocar em sala de aula professores desviados de função que não sabem nem dar aulas? Não é possível. Para um senhor tão gabaritado como o Bentinho fica parecendo que ele não passa de um FANTOCHE.





Denúncia: Regionais estão convocando temporários para vagas efetivas

Após o último concurso publico para professores, realizado em 2010, algumas coisas ficaram bem evidenciadas:
1- O GDF não tem professores efetivos suficientes e o número de concursados convocados em 2010 é insuficiente. Nas propagandas foi dito que convocaram 400 professores, mas nem isto é verdade. Muitos não assumiram a função. Não possuíam diploma, ou preferiram seus antigos empregos. O governo não se importou em preencher o restante das 400 vagas. Mais de 40 professores não assumiram. Logo, ELE MENTE NAS PROPAGANDAS.

2-  No ano de 2010 ele convocou 6500 contratos temporários que tem a função de substituir professores afastado para estudos, atestados médicos, coordenadores. PROFESSOR TEMPORÁRIO NÃO PODE OCUPAR VAGA EFETIVA. Quando o Simpro permite esta barbaridade ele enfraquece o movimento dos professores, pois o número de professores efetivos só está decaindo.

3- Além das vagas efetivas existentes, todos os anos são centenas de aposentadorias. O governo já possui verba para estas substituições, se não as está fazendo fica evidente que o dinheiro está sendo desviado.

Este é um breve resumo de 2010. O problema é que 2011 nem começou e o governo está chamando contratos temporários para vagas efetivas. Os professores aprovados em concurso estão sendo prejudicados e  a organização das escolas também. Existem escolas na qual mais da metade dos professores eram temporários em 2010. Não tem como elaborar Projeto Político Pedagógico desta forma. É ensino de baixa qualidade. É trapaça com os impostos e com a educação dos nossos jovens.


As promessas do Governador Agnelo

Agnelo Queiroz tem um ano de governo. Pela primeira vez o governo do GDF e do Brasil é do PT, partido que jura lutar pelo povo. Mas será que eles realmente lutam pela educação? Abaixo, temos o anexo para cobrar tudo o que foi prometido pelo governador em campanha. Ou será que tudo não passou de teatrinho para ter acesso aos cofres públicos?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Nosso Objetivo - Pedra de Fundação

A educação no DF é/está/sempre foi caótica. Dizem que é uma das melhores do país, como se a  comparação com outras escolas destruídas do Brasil fosse motivo de orgulho. Os jornais parecem noticiar apenas por noticiar. Não cobram realmente o que deve ser cobrado e o pior: só publicam o que lhes interessa. As coisas que chamam atenção como assalto, agressão e morte. Estão destinados a desejar apenas dinheiro e Ibope.
Este blog não possui objetivos de gerar candidatos políticos, nosso serviço é gratuito. Ninguém deseja ser Deputado ou ganhar cargos comissionados no governo. Estamos aqui para denunciar, trocar experiências boas e ruins de coisas que aconteceram em sala de aula e publicar artigos de qualquer vertente política ou humorísticas dos que assim desejarem. Criar um canal alternativo no qual a tarefa é tornar a educação do Distrito Federal eficiente. Ter orgulho de ser docente.

O dono (a) deste blog é uma incógnita, ou melhor...ele é de todos os interessados. Postarei textos e denúncias minhas e de todos aqueles que as enviarem para fantasmaescolar@hotmail.com
Quando enviar seu texto não esqueça de dizer se deseja ser identificado e se gostaria de anexar alguma imagem.


Desde já agradeço.